Biodiversidade Alimentar

Cupuaçu: Um queridinho amazônico para sua saúde

cupuaçu da amazônia

O cupuaçu é mais do que uma fruta saborosa: é um verdadeiro símbolo da alimentação amazônica!

Seu gosto suave, levemente azedo, é inconfundível.

Dele se aproveita a polpa e as sementes na alimentação.

A polpa da fruta é rica em antioxidantes, como polifenóis e vitamina C! Também é abundante em potássio e fósforo. A polpa também fornece fibra alimentar que ajuda na digestão e, como toda fibra vegetal, serve como prebiótico para sua microbiota.

Das sementes pode-se fazer chocolate, com o mesmo processo que se faz das sementes de cacau (eles são parentes sabia?)

Além disso, extratos de sementes de cupuaçu mostraram potencial regenerativo significativo para a pele, estimulando a proliferação e migração celular, além de promover a expressão de genes relacionados à regeneração da matriz extracelular, o que pode ser um indicativo da sua aplicação em cosméticos para pele.

O cupuaçu apresenta um alto conteúdo de compostos fenólicos e flavonoides, que são conhecidos por suas propriedades antioxidantes, tais como catequina, epicatequina, quercetina e kaempferol.

Da casca de cupuaçu pode-se desenvolver uma farinha para ser utilizada na preparação de pães integrais, rica fitoquímicos.

Como incluir o cupuaçu na sua alimentação?

Experimente em sucos, smoothies, como sorvetes naturais, em mousses, ou até no famoso doce de cupuaçú que faz parte de recheios de chocolate, ou como geleias.

O ideal é consumir a polpa sem processos de aquecimento para que o conteúdo de vitamina C seja preservado.

Para saber mais:

Yang, H., Protiva, P., Cui, B., Ma, C., Baggett, S., Hequet, V., Mori, S., Weinstein, I., & Kennelly, E. (2003). New bioactive polyphenols from Theobroma grandiflorum (“cupuaçu”).. Journal of natural products, 66 11, 1501-4 . https://doi.org/10.1021/NP034002J.

Carmona-Hernández, J., Le, M., Idárraga-Mejía, A., & González-Correa, C. (2021). Flavonoid/Polyphenol Ratio in Mauritia flexuosa and Theobroma grandiflorum as an Indicator of Effective Antioxidant Action. Molecules, 26. https://doi.org/10.3390/molecules26216431.

Barbalho, G., Matos, B., Brito, G., Miranda, T., Alencar-Silva, T., Sodré, F., Gelfuso, G., Cunha-Filho, M., Carvalho, J., Silva, J., & Gratieri, T. (2022). Skin Regenerative Potential of Cupuaçu Seed Extract (Theobroma grandiflorum), a Native Fruit from the Amazon: Development of a Topical Formulation Based on Chitosan-Coated Nanocapsules. Pharmaceutics, 14. https://doi.org/10.3390/pharmaceutics14010207.

Sobre o autor

Olá! Sou estudante de Nutrição, em fase final de formação, com graduação em Biotecnologia e Ciências Biológicas. Também sou Mestre em Botânica e atuo como pesquisadora bolsista no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, onde trabalho com a exploração de alimentos naturais e seus benefícios.

Gosto de descobrir novos alimentos na natureza e desenvolver receitas que promovam a saúde. Além disso, tenho uma afinidade especial pelo design editorial, o que me levou a criar minha própria editora de livros.

Sou católica e estou me preparando para o casamento, com o objetivo de ser uma boa esposa e mãe, cultivando uma vida baseada em valores familiares e fé. Neste blog, compartilho minhas áreas de interesse, oferecendo conteúdo prático e informativo para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *