O cupuaçu é mais do que uma fruta saborosa: é um verdadeiro símbolo da alimentação amazônica!
Seu gosto suave, levemente azedo, é inconfundível.
Dele se aproveita a polpa e as sementes na alimentação.
A polpa da fruta é rica em antioxidantes, como polifenóis e vitamina C! Também é abundante em potássio e fósforo. A polpa também fornece fibra alimentar que ajuda na digestão e, como toda fibra vegetal, serve como prebiótico para sua microbiota.
Das sementes pode-se fazer chocolate, com o mesmo processo que se faz das sementes de cacau (eles são parentes sabia?)
Além disso, extratos de sementes de cupuaçu mostraram potencial regenerativo significativo para a pele, estimulando a proliferação e migração celular, além de promover a expressão de genes relacionados à regeneração da matriz extracelular, o que pode ser um indicativo da sua aplicação em cosméticos para pele.
O cupuaçu apresenta um alto conteúdo de compostos fenólicos e flavonoides, que são conhecidos por suas propriedades antioxidantes, tais como catequina, epicatequina, quercetina e kaempferol.
Da casca de cupuaçu pode-se desenvolver uma farinha para ser utilizada na preparação de pães integrais, rica fitoquímicos.
Como incluir o cupuaçu na sua alimentação?
Experimente em sucos, smoothies, como sorvetes naturais, em mousses, ou até no famoso doce de cupuaçú que faz parte de recheios de chocolate, ou como geleias.
O ideal é consumir a polpa sem processos de aquecimento para que o conteúdo de vitamina C seja preservado.